“Marcas do tempo” é uma série criada pela curadora do AD.STUDIO  Paloma Danemberg e o fotógrafo e artista plástico Beto Gatti. Fotografias de tiragem reduzida, reproduzidas em metacrilato e backlight, emolduradas por objetos antigos garimpados no velho continente e restaurados. Compõe também o projeto, peças do acervo com interação de neon.

Desde o início da criação dessa nova história os ventos sopraram para o mesmo lugar: reunir um acervo de peças campesinas e de ofício do final do século XIX e início do XX contrastando com o olhar tecnológico e moderno de um dos nomes mais expoentes da fotografia da atualidade.

“Marcas do Tempo” enaltece a memória do passado, insere tempos antigos nos atuais e convida à uma reflexão: Estamos conseguindo hoje preservar o nosso tempo? Conservamos nossas memórias? Damos novos significados às nossas histórias ?

Sejam todos muito bem vindos.

Paloma Danemberg e Beto Gatti

AS OBRAS

Pulsação do Tempo

Observar a pulsação do tempo. Olhar fixo porém inquieto conectado com aquilo que se é.

Item de acervo AD.STUDIO: 
Porta utensílios português cerca 1900, em madeira acetinada. 
 

Técnica: 
Montagem em Backlight Madeira. Impressão fineart em backfilm, aplicado em acrílico cristal brilho, caixa de madeira com pintura preta, iluminação por meio de LEDs.  

Medidas:
Alt.: 0,25m  Comp.: 0,25m – Prof.: 0,11m

Pulsação do Tempo

Observar a pulsação do tempo. Olhar fixo porém inquieto conectado com aquilo que se é.

Item de acervo AD.STUDIO: Gaveta remanescente de gaveteiro português cerca 1900, em madeira pinho.  

Técnica: 
Montagem em Backlight Madeira. Impressão fineart em backfilm, aplicado em acrílico cristal brilho, caixa de madeira com pintura preta, iluminação por meio de LEDs.  

Medidas: 
Alt.: – 0,57m – Comp.: 0,56m – Prof.: 0,12m

O Retrato do tempo

Retrato de um tempo. Registro daquele instante acumulado por tantos outros. Quantas pessoas habitam esse retrato? Quantas versões de si mesmo? O resumo do tempo emoldurado em um rosto.

Item de acervo AD.STUDIO:
Gamela de vinhedo remanescente da região do Douro cerca 1900, em madeira pinho e metal.

Técnica: 
Montagem em Metacrilato Premium. Impressão fineart em papel fotográfico Glossy HM, aplicado em acrílico cristal brilho, com placa de ACM e requadro de alumínio soldado no verso. Padrão Museu/Galeria. 

Medidas: 
Alt.: 0,83m – Comp.: 0,51m – Prof.: 0,18m

A Cor do Tempo

Tempo que abraça, que conforta, que envolve. Tempo da natureza e do homem em um só lugar. O tempo passa devagar perto da terra. E há na terra uma força indescritível. 

Item de acervo AD.STUDIO:
Tabuleiro ripado francês usado como acessório interno de baú. Início do século XX, em madeira faia.

Técnica: 
Montagem em Metacrilato Premium. Impressão fineart em papel fotográfico Glossy HM, aplicado em acrílico cristal brilho, com placa de ACM e requadro de alumínio soldado no verso. Padrão Museu/Galeria. 

Medidas: 
Alt.: 0,97– Comp.: 0,50– Prof.: 0,08m

TEMPO DO CORAÇÃO

Coração enxerga no tempo maturidade e sabedoria.

Item de acervo AD.STUDIO:
Engradado português para transporte de frutas cerca 1950, em madeira pinho e rótulo original. 

Técnica: 
Montagem em Metacrilato Premium. Impressão fineart em papel fotográfico Glossy HM, aplicado em acrílico cristal brilho, com placa de ACM e requadro de alumínio soldado no verso. Padrão Museu/Galeria.

Medidas: 
Alt.: 0,54– Comp.: 0,52m – Prof.: 0,20m

pulsação do tempo

Observar a pulsação do tempo. Olhar fixo porém inquieto conectado com aquilo que se é. 

Item de acervo AD.STUDIO:
Engradado português para transporte de frutas cerca 1950, em madeira pinho e rótulo original. 

Técnica: 
Montagem em Metacrilato Premium. Impressão fineart em papel fotográfico Glossy HM, aplicado em acrílico cristal brilho, com placa de ACM e requadro de alumínio soldado no verso. Padrão Museu/Galeria.

Medidas: 
Alt.: 0,54– Comp.: – 0,52Prof.: 0,20m 

o nascimento do tempo

É no rompimento do cordão umbilical da terra que o tempo inicia sua existência.

Item de acervo AD.STUDIO:
Gamela de vinhedo remanescente da região do Douro cerca 1900, em madeira pinho e metal.

Técnica: 
Montagem em Metacrilato Premium. Impressão fineart em papel fotográfico Glossy HM, aplicado em acrílico cristal brilho, com placa de ACM e requadro de alumínio soldado no verso. Padrão Museu/Galeria. 


Medidas: 

Alt.: 0,83m – Comp.: – 0,51m Prof.: 0,18m

tempo

Uma intuição do registro do tempo. 

Item de acervo AD.STUDIO:
Porta utensílios português cerca 1900, em madeira pinho. 

Técnica: Montagem em Metacrilato Premium. Impressão fine art em papel fotográfico Glossy HM, aplicado em acrílico cristal brilho, com placa de ACM e requadro de alumínio soldado no verso. Padrão Museu/Galeria. 


Medidas: 

 Alt.: 0,23– Comp.: 0,46m – Prof.: 0,12m

marcas do tempo

O corpo como testemunha da história. Camadas de tinta simbolizam a passagem do tempo. Vestígios de um passado preservado, intacto na memória e que se encontra à disposição do presente e futuro.

Item de acervo AD.STUDIO: 
Bandeja utilizada no campo para secar ameixas. Início do séc. XX, em madeira pinho.

Técnica:
Montagem em Metacrilato Premium. Impressão fine art em papel fotográfico Glossy HM, aplicado em acrílico cristal brilho, com placa de ACM e requadro de alumínio soldado no verso. Padrão Museu/Galeria. 

Medidas: 
Alt.: 0,97m – Comp.: – 0,62m Prof.: 0,05m (cada)

tempo

Uma intuição do registro do tempo. 

Item de acervo AD.STUDIO: 
Utensílio doméstico do campo, próprio para peneirar grãos, francês cerca 1.900, em madeira faia e metal.

Técnica:
Montagem em Metacrilato Premium. Impressão fineart em papel fotográfico Glossy HM, aplicado em acrílico cristal brilho, com placa de ACM e requadro de alumínio soldado no verso. Padrão Museu/Galeria.

Medidas: 
Diâm.: 0,44– Prof.: 0,13